Produção de abacaxi na comunidade Camixá (Médio Trombetas)
Este município que apresenta uma vasta extensão territorial, e um clima que permite a produção de vários tipos de frutas tropicais, pode se tornar um dos maiores pólos produtivos desse tipo de alimento para o mercado regional. Além disso, ainda poderá proporcionar excelente safra por ano.
Contudo, para que essa perspectiva se realize é necessário que os produtores locais superem uma série de dificuldades, que incluem desde a qualificação até o sistema de pós-colheita e certificação de origem da produção.


Como conseqüência do bom desempenho técnico obtido, as famílias podem começar a se organizar para a implantação da produção integrada que privilegia a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.

E para adequar a oferta aos novos padrões de qualidade, a Acomtags, está buscando parcerias nos órgãos: Instituto Chico Mendes e o Serviço Florestal Brasileiro, além do apoio da Mineração Rio do Norte, Emater, Sagri, Sebrae e Universidades Federais, para que juntos possam dar melhor incentivo aos produtores das áreas Trombetas e Sapucuá.

Outro nicho dentro das cadeias produtivas de frutas consiste no negócio para os derivados processados, tais como frutas desidratadas, sucos e polpas, doces, licor, bombom e outros. Esses derivados têm boa aceitação e consumo no mercado. Mas para isso, deverá ter um bom trabalho de divulgação, para que esse setor possa triplicar nas suas vendas.

Para a Acomtags, os sistemas agroecológicos de frutas apresentam vantagens não apenas porque proporciona um maior valor agregado, mas também porque conduz a uma maior racionalidade no uso de recursos físicos, naturais e humanos, dentro da sua propriedade, valorizando assim, a melhoria de diversos aspectos como: estético, ambiental, econômico e social.

Por: Salete Marinho

0 comments to “FRUTICULTURA: Mercado agroecologicamente correto para o município de Oriximiná”