A Associação das Comunidades do Trombetas e Área da Gleba Sapucuá – ACOMTAGS vem incentivando as famílias dessas localidades, para aderirem ao sistema de agroextrativismo, que é uma maneira de trabalhar com diversas atividades como a pesca, agricultura, o cultivo de árvores frutíferas, e outros. Com esse conjunto de sistemas complexos da produção gera-se o agroextrativista.
Com essa combinação e dependendo das oportunidades de comercialização, os pequenos extrativistas começam a melhorar sua economia de acordo com as diversas atividades envolvidas. Uma política de apoio, sobretudo de uma assistência técnica, crédito para investimento, beneficiamento e comercialização, são itens importantes para o sucesso do negócio. Além disso, uma pesquisa de tecnologias de produção e industrialização, ampliação da infra-estrutura e organização dos produtores faz-se necessário que eles possam acreditar no projeto.
Na área da Comtags está sendo estudados vários meios para se trabalhar com o processamento de alguns produtos da floresta, como o óleo de copaíba, andiroba, a castanha-do-brasil, cumaru, a palha, o cipó de ambé e etc. Através desses estudos as famílias envolvidas poderão apostar no sistema agroextrativista e adicionar valores.

Por: Salete Marinho

0 comments to “AGROEXTRATIVISMO: Combinação de várias atividades para adicionar valores”